Manutenção preventiva dos sensores do sistema Bottom Loading

Manutenção preventiva dos sensores do sistema Bottom Loading

18 de abril de 2023, por NKL

A manutenção preventiva consiste em fazer a verificação do funcionamento do sistema. Para fazer essa verificação será necessário utilizar um equipamento de teste de sensores que consiga realizar o teste compatível com as especificações das bases de carga disponíveis no Brasil, para isso indicamos o equipamento TE09 Plus da NKL.

Existem 2 formas de fazer o teste dos sensores do sistema bottom loading:

1 – Teste rápido: consiste em conectar o equipamento TE09 no soquete óptico do caminhão e conferir se o TE09 mostra a quantidade de sensores compatível com o número de compartimentos do tanque, além disso ele deve acender o led verde indicando “Retorno ok”. Esse teste pode ser feito em menos de 1 minuto e é ideal apenas para verificar se o caminhão está apto a ser liberado pela base de carga.

2 – Teste completo: consiste em fazer o teste de ativação/contagem de sensores + o teste de desarme dos sensores (conhecido popularmente como “bola preta”). A NKL recomenda que seja feito o teste completo de funcionamento do sistema bottom loading em período anual, para que seja validado o correto funcionamento dos sensores anti-transbordamento. Além do teste preventivo anual, o teste completo deve obrigatoriamente ser executado também sempre que houver alguma manutenção do sistema (troca de sensores, chicote, soquete óptico, resolda de fiação ou similar).

* O teste de ativação do sensor consiste em conectar o equipamento de Teste de sensores TE09 NKL no soquete óptico do caminhão com sistema bottom loading. O equipamento TE09 exibirá em seu display o número de sensores instalados no caminhão (1 a 9, ou “A” para 10 ou mais), esse número deve coincidir com o número de compartimentos do tanque. Caso todos os sensores estejam funcionais, o TE09 acenderá a luz verde de “Retorno OK” logo abaixo do número de sensores. Caso algum dos sensores não esteja funcionando, o TE09 exibirá “Falha” com uma luz vermelha.

** O teste de desarme dos sensores é fundamental para identificar se os mesmos estão atuando conforme o esperado. Para realizar esse teste é necessário conectar o TE09 no soquete óptico do sistema bottom, após validar que todos os sensores estão OK, deve-se acessar a tampa de inspeção de cada compartimento do tanque, e com um copo com água, mergulhar a ponteira do sensor. Imediatamente o equipamento TE09 deverá indicar “sinal não detectado” e a contagem de sensores será reduzida (aparecerá “F” se for o primeiro sensor do circuíto, nos próximos será exibida a contagem apenas dos anteriores ao que está sendo testado), isso significa que o sensor cumpriu a sua função de desarme cortando o sinal. Caso o TE09 continue exibindo “Retorno OK” ao molhar a ponteira do sensor, significa que o sistema bottom está com a segurança comprometida, e toda a instalação e sensores devem ser avaliados imediatamente. Esse teste deve ser executado em todos os compartimentos do tanque.

Com relação ao equipamento de teste dos sensores, indicamos que seja utilizado o equipamento TE09 Plus, e que o equipamento utilizado para o teste esteja com a calibração anual em dia. Caso necessite enviar o seu equipamento TE09 para calibração, você pode seguir as instruções do seguinte link: https://nkl.com.br/linha-bottom-loading/assistencia-tecnica/

Ao adquirir um equipamento TE09 novo, ele já sai de fábrica calibrado, a nota fiscal de compra é o documento que aprova que o equipamento é novo e portanto está calibrado. Após o período de 1 ano de uso, é recomendável que o equipamento seja enviado para a assistência técnica da fábrica para que seja feita uma verificação preventiva anual e calibração, nesse momento será emitido um laudo de calibração para comprovar que o equipamento foi aferido.

Caso você tenha a necessidade de documentar o teste executado, pode ser utilizado o seguinte modelo de laudo de inspeção:

https://www.nkl.com.br/wa_upload/image/modelo_laudo_inspecao_do_sistema_bottom_loading.docx

 

 


Dúvidas comuns:

Como saber se o meu sensor está funcionando?
Recomendamos que seja feito o teste do sistema overfill utilizando o equipamento de teste TE09 Plus NKL. Conecte o cabo do TE09 no soquete óptico para fazer o diagnóstico e verifique o status de funcionamento e contagem dos sensores, caso esteja tudo OK, a luz verde ficará acesa e o número de sensores será compatível com o número de compartimentos do tanque.

O TE09 diagnosticou falha, como proceder?
A falha apresentada no TE09 não necessariamente significa que o sensor está danificado, na maioria dos casos a falha pode estar no chicote de ligação dos sensores, é comum que com o tempo o chicote possa apresentar mau contato nas conexões. O TE09 exibirá o número de sensores com o qual ele conseguiu fazer a comunicação, nesse caso a falha poderá estar no sensor seguinte da sequência ou na saída do último sensor (em casos menos comuns).
Exemplo: o tanque possui 8 compartimentos, ao fazer o teste com o TE09 ele apresentou o número 3 de sensores, verifique o 4º sensor da sequência. É indicado que o sensor seja removido e testado individualmente no TE09, esse teste indicará se a falha está no sensor ou se era um mau contato nas emendas dos fios.

Como fazer o teste individual do sensor no TE09?
O TE09 possui em sua lateral conectores individuais por cores para que sejam ligados os 5 fios do sensor, para fazer o teste individual do sensor basta conectar os fios nas cores correspondentes, o TE09 mostrará se o sensor está funcionando (luz verde) ou não (luz vermelha). Consulte o manual do TE09 para mais informações.

No teste individual o TE09 aprovou o sensor, o que fazer?
Isso significa que o seu sensor está funcionando, o problema pode estar na emenda da fiação, reinstale o mesmo sensor refazendo as emendas, refaça o teste do sistema para verificar se o problema foi resolvido.

No teste individual o TE09 reprovou o sensor (luz vermelha), o que fazer?
Faça a substituição por um novo sensor.

O meu sensor danificado está dentro do prazo de garantia de 1 ano, como proceder?
Solicite a garantia do seu produto no site da NKL através do seguinte link:
https://nkl.com.br/linha-bottom-loading/assistencia-tecnica/
Após preencher o formulário, aguarde a resposta de nossa área técnica.
Você receberá uma autorização de postagem em seu e-mail (em no máximo 2 dias úteis após a solicitação) para que você possa nos enviar o seu sensor sem custo de envio. Faça o envio do seu sensor utilizando a autorização de postagem. Ao recebermos o seu sensor, o nosso técnico fará a análise, se for constatado defeito de fabricação ou falha de componente o sensor será trocado por um novo em garantia.
Obs: a garantia não cobre mau uso ou usos indevidos (ex: danos visíveis por impactos na ponta ou corpo do sensor, uso em líquidos incompatíveis com a sua finalidade e certificação, como ácidos corrosivos e afins)

A NKL faz reparo nos sensores?
Não, os sensores não podem ser reparados devido as suas características construtivas, todos os componentes eletrônicos estão cobertos por uma resina que faz a isolação/proteção dos componentes eletrônicos, alguns dos componentes são colados com adesivos de alta fixação, isso faz com que não seja possível desmontar o sensor para reparo. Nesse caso, ao identificar falha no sensor o mesmo deve ser substituído por um novo.

 

 

 

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