V-Link e SIV 4 – Erros e possíveis Soluções

V-Link e SIV 4 – Erros e possíveis Soluções

11 de outubro de 2023, por NKL

O software NKL SIV 4.0 funciona em conjunto com o equipamento V-Link, ele tem a função de fazer a comunicação do computador com o equipamento V-link (com os medidores e sensores) e exibir na tela do computador as informações de volumes dos tanques e status dos sensores de vazamento para monitoramento ambiental.

A instalação dos SIV deve ser feita seguindo as instruções do seguinte link:  nkl.com.br/linha-indicadores-de-volume/nkl-siv-4-instalacao/

Abaixo temos alguns possíveis erros que podem ocorrer e as possíveis soluções:

1 – O V-Link não aparece na tela do NKL SIV.

Verifique se o V-Link está ligado na rede elétrica com a chave seletora de tensão na posição correta (110V/220V) (o led de Power deve estar piscando verde).

Verifique se o cabo USB está conectado no V-Link e no computador (ao conectar o cabo USB, os leds “Tx e Rx – Link computador” devem piscar na cor verde).

Troque de porta USB no computador (não utilize hubs ou adaptadores USBs).

O cabo USB pode estar danificado, faça o teste utilizando outro cabo USB (o cabo USB utilizado é o mesmo padrão utilizado em impressoras (um lado é USB tipo A e o outro lado é USB tipo B)).

 

2 – O V-link aparece na tela do SIV, porém está com uma indicação vermelha

Posicione o cursor do mouse em cima do ícone do V-Link e clique no botão “Ver/Editar”:

Verifique a mensagem de erro que será apresentada:

“V-Link não foi localizado na USB, verifique a conexão!” – Verifique a conexão do cabo USB conforme tópico 1.

“É provável que o V-Link não esteja devidamente conectado à rede elétrica ou seu fusível de proteção está “queimado!” – Verifique a alimentação elétrica do V-link, o cabo de energia pode estar desconectado ou ligado na tensão incorreta. Caso tenha sido ligado na tensão incorreta ou tenha tido algum surto de tensão na rede elétrica, o fusível pode ter queimado. Nesse caso será necessário enviar o equipamento para a assistência técnica da NKL.

“É provável que barramento da linha de campo (linha dos dispositivos) esteja em curto circuito. Verifique a existência de eventual contato direto entre as vias do cabo em algum ponto após a conexão de saída do V-Link.” – Verificar o cabo do barramento de campo, os fios que ligam os medidores ou sensores ao V-link podem estar danificados ou em curto-circuíto. Faça o reparo no cabeamento.

“Verifique se a chave seletora de tensão (110/220) no corpo do V-Link está selecionada para uma posição compatível com a tensão de rede elétrica onde ele está conectado” – Isso significa que o V-link está com a chave seletora de tensão em 220V, porém está ligado em uma tomada de 110V (nesse caso o fusível não será danificado, pois a tensão é mais baixa do que o esperado). Posicione a chave seletora na tensão correta.

“Verifique se o cabo do barramento da linha de campo está corretamente conectado à saída do V-Link” – Isso significa que o V-link não está conseguindo se comunicar com os equipamentos, verifique a fiação que liga os medidores e sensores ao V-Link e faça o reparo. Verifique também se o fio está preso corretamente no conector mike 2 vias que é conectado ao V-link.

 

3 – Ao tentar adicionar um dispositivo, ele não é encontrado.

– Verifique se o número de série informado está correto.

– Se o número de série estiver correto e mesmo assim o V-Link não encontrar o dispositivo, isso significa que o cabo do equipamento não está corretamente ligado. Revise e refaça a emenda do cabo do dispositivo.

 

4 – Um sensor de vazamento está aparecendo como indisponível.

O sensor intersticial identifica 3 status:

Círculo Verde – quando está tudo ok, e não há vazamento.

Círculo Vermelho – quando o sensor está funcionando, mas detectou vazamento – Nesse momento o V-Link ficará emitindo um alerta sonoro enquanto o vazamento não for solucionado.

Alerta de Indisponível – Será apresentado um triângulo amarelo indicando que há alguma falha.
Na maior parte dos casos, essa falha significa que a emenda do cabo que liga o sensor ao barramento está com mau contato, então será necessário refazer a emenda para corrigir. (se apenas um sensor está apresentando essa falha, possivelmente será na emenda do cabo próxima ao sensor, se mais sensores estiverem com o mesmo erro, significa que será uma emenda mais próxima ao V-Link).

O sensor pode ter sido propositalmente removido do barramento, nesse caso, é necessário clicar na opção “remover dispositivo” para que ele não apareça mais na tela do SIV.
Em casos menos comuns, o sensor pode estar danificado, nessa situação será necessário substituir por um novo.

 

5 – Um Indicador de Volume VM06 está exibindo mensagem de erro.

Alerta de Indisponível – Posicione o cursor do mouse em cima do ícone do indicado de volume que está indisponível. Verifique qual mensagem de erro está sendo exibida (texto em vermelho):

“Falha de comunicação com o dispositivo” – indica que o SIV não está conseguindo se comunicar com esse equipamento, normalmente isso indica que o cabeamento de campo (cabo de 2 vias) está rompido ou com mau contato. Localize no cabeamento de campo a emenda em que esse dispositivo está conectado e refaça essa emenda para eliminar o mau contato. (se apenas um indicador de volume está apresentando essa falha, possivelmente será na emenda do cabo próxima ao indicador, se mais indicadores de volume estiverem com o mesmo erro, significa que será uma emenda mais próxima ao V-Link).

Adicionalmente, caso tenha tido alguma atualização no dispositivo e o cabeamento esteja todo correto, pode ser necessário remover o dispositivo no software, e adicionar ele novamente para que o banco de dados se atualize e ele volte a comunicar.


“Falha de hardware”
– Indica que o conversor não está conseguindo se comunicar com o medidor.
Verifique o cabeamento entre o conversor e medidor (Cabo PP de 3 vias (Verde, Branco e Preto)) – as 3 vias precisam estar conectadas. Caso alguma dessas vias esteja com mau contato, refaça a emenda.


Verifique a polia de medição – Abra a tampa do medidor removendo os 2 parafusos sextavados de 7mm, verifique se o cabo de aço inoxidável está enrolado corretamente na polia, caso o mesmo tenha saído fora da polia, significa que o medidor foi danificado e será necessário enviar para a fábrica para reparo ou substituir por um novo.

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