VM06 – Líquidos compatíveis
4 de março de 2021, porO equipamento VM06 é um indicador de volume para tanques cilíndricos horizontais, verticais ou retangulares. O foco de utilização do equipamento é a medição de volume de líquidos inflamáveis, já que o mesmo ostenta a certificação para atmosfera “Ex”. O VM06 é indicado para combustíveis dos tipos:
-Diesel; (s10 / s500)
-Gasolina; (comum / aditivada / premium)
-Álcool;
-Querosene;
-Combustíveis de aviação;
Apesar de ter sido desenvolvido e certificado para medição de líquidos combustíveis, o equipamento VM06 pode ser utilizado para medir outros tipos de líquidos também, desde que os líquidos atendam as seguintes características:
- Estado líquido não pastoso/incrustante: o produto a ser medido precisa ser líquido o suficiente para que todo o volume do tanque mantenha o mesmo nível, já que o VM06 depende do nível da boia para fazer a medição. Isso significa que o mesmo não poderá ser utilizado para medir um produto pastoso como por exemplo graxa ou grãos. O líquido a ser medido não pode ser do tipo incrustante que possa ficar preso a boia do equipamento.
- Não corrosivo: O mecanismo de medição que é instalado em cima do tanque possui componentes de aço galvanizado, portanto o líquido a ser medido não pode gerar gases corrosivos, pois o mesmo danificará o mecanismo de medição diminuindo a vida útil do equipamento. Para uso em Arla 32 a NKL fabrica o equipamento AR06, essa versão não possui componentes metálicos em seu mecanismo de medição.
- Compatível com PEAD: a boia original do equipamento VM06 é fabricada em PEAD (Polietileno de alta densidade), nesse caso é necessário verificar se o líquido a ser medido não ataca esse material. Alguns tipos de produtos químicos podem dissolver/amolecer o material PEAD. Isso não inviabiliza o uso do VM06, porém será necessário utilizar outra boia que não seja feita em PEAD, como por exemplo alguma boia feita em aço inox (não fornecido pela NKL).
- Temperatura: a boia de PEAD suporta temperaturas de até 60ºC, acima dessa temperatura o material PEAD pode começar a amolecer e deformar. Isso não inviabiliza o uso do VM06, porém será necessário utilizar outra boia que não seja feita em PEAD, como por exemplo alguma boia feita em aço inox (não fornecido pela NKL).
- Sistemas de agitação: A boia do equipamento VM06 fica presa ao mecanismo de medição (sistema de polia) por meio de um cabo de aço inoxidável maleável e fino. Isso significa que o tanque não pode possuir sistemas de agitação que gerem movimentação do líquido a ponto de ocasionar arraste da boia. O sistema de agitação danificará o mecanismo de medição caso o mesmo faça movimentos bruscos na boia, ou poderá fazer a boia ficar girando até torcer o cabo de inox. Adicionalmente, a boia não pode ser instalada de modo que fique na direção de jatos de líquido da entrada de produto do tanque, caso a boia seja instalada no mesmo lado da entrada de produto no tanque, é necessário que o tanque tenha um tubo de descarga interno que direcione o jato para o fundo do tanque. Por esse mesmo motivo o VM06 também não pode ser utilizado em tanques de caminhões.