Ajuste do parâmetro de impedância no Microestim para estímulo de TDCS

Ajuste do parâmetro de impedância no Microestim para estímulo de TDCS

5 de maio de 2022, por NKL

O equipamento Microestim, comumente utilizado para a aplicação da técnica de TDCS, possui um parâmetro de ajuste de impedância, que é medida na escala de Ohms, cujo símbolo é representado pela letra grega ômega: 

Ω

Esse parâmetro tem o objetivo medir a qualidade da conexão dos eletrodos com a pele do paciente, de forma a garantir que os eletrodos estejam bem conectados.

No equipamento Microestim você deve definir a impedância máxima aceitável para que possa ser iniciado o estímulo, na parametrização do Microestim você tem a opção de ajustar de 1 KΩ até 250 KΩ ou “não aplicado” (para não medir). (Obs: 1 KΩ = 1000 Ω)

Na aplicação dos estímulos do tipo TDCS (ETCC) é indicado que esse parâmetro seja definido para um número entre 20 KΩ e 40 KΩ (quanto menor esse número, melhor é a qualidade da conexão aceitável).

 

Nesse caso, porquê não definir esse número para 1 KΩ?

Dificilmente você conseguirá chegar a essa qualidade de conexão, tendo em vista que a própria pele humana possui uma resistência mais alta, e somado a resistência dos próprios eletrodos, normalmente será difícil conseguir atingir um valor menor do que 5 KΩ.

 

Posso deixar esse parâmetro em um número maior do que 60 KΩ?

No estímulo do tipo de TDCS não! Caso você faça a estimulação com uma impedância alta você estará sujeito a grave risco de causar queimaduras na pele do seu paciente.

 

Programei o meu Microestim para um parâmetro menor do que 60 KΩ mas não consigo iniciar o estímulo, o que fazer?

Se o equipamento estiver apresentando a mensagem de “Ajustar!” com o número da impedância maior do que o definido, significa que os eletrodos não estão conectados adequadamente a pele do paciente.
Nesse caso verifique os seguintes itens:

Esponjas vegetais: As esponjas devem estar bem molhadas, preferencialmente com soro fisiológico. As esponjas secas não tem capacidade de conduzir corrente, o soro fisiológico é o responsável pela condução da corrente, então molhe as esponjas abundantemente!

 

Eletrodos de silicone condutivo: Os eletrodos de silicone condutivo possuem vida útil e vão perdendo a capacidade de condução de corrente conforme vão se desgastando, caso o seu eletrodo venha a apresentar alguma fissura ou desgaste, faça a substituição por novos eletrodos.

 

Faixas elásticas: As faixas precisam exercer uma pressão sobre as esponjas para que elas fiquem bem pressionadas a pele, caso elas estejam frouxas estique o elástico e fixe novamente para que fique mais firme.

 

Cabo pino: Dificilmente o cabo pino será responsável pela impedância alta, caso o cabo pino pare de funcionar será exibida a mensagem de “Conexão falha!” na tela do Microestim, nesse caso será necessário substituir o cabo.

Tags:

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas. Ao continuar navegando você concorda com a utilização de todos os cookies. Veja mais em nossa política de privacidade.