Microestim apresentando “Conexão falha!”
15 de maio de 2024, porO equipamento Microestim, comumente utilizado para a aplicação da técnica de TDCS, possui a capacidade de avaliar se os cabos e eletrodos estão conectados ao paciente, além de avaliar a qualidade dessa conexão (impedância), que é medida na escala de Ohms
Com base nisso o Microestim pode exibir alguns status:
1 – Mensagem “Pronto!” + número da impedância na escala de KΩ:
Significa que está tudo OK para iniciar o estímulo elétrico.
Esse parâmetro tem o objetivo medir a qualidade da conexão dos eletrodos com a pele do paciente, de forma a garantir que os eletrodos estejam bem conectados. O ideal é que esse número esteja abaixo de 40 KΩ, e nessa situação estará OK para iniciar o estímulo.
2 – Mensagem “Ajustar”:
Se o equipamento estiver apresentando a mensagem de “Ajustar!” com o número da impedância maior do que o definido no protocolo, significa que os eletrodos não estão conectados corretamente na pele do paciente.
Ajuste do parâmetro de impedância no Microestim para estímulo de TDCS
Nesse caso verifique os seguintes itens:
Esponjas vegetais: As esponjas devem estar bem molhadas, preferencialmente com soro fisiológico. As esponjas secas não tem capacidade de conduzir corrente, o soro fisiológico é o responsável pela condução da corrente, então molhe as esponjas abundantemente!
Eletrodos de silicone condutivo: Os eletrodos de silicone condutivo possuem vida útil e vão perdendo a capacidade de condução de corrente conforme vão se desgastando, caso o seu eletrodo venha a apresentar alguma fissura ou desgaste, faça a substituição por novos eletrodos.
Faixas elásticas: As faixas precisam exercer uma pressão sobre as esponjas para que elas fiquem bem pressionadas a pele, caso elas estejam frouxas estique o elástico e fixe novamente para que fique mais firme.
Obs: caso o cabelo do paciente seja muito volumoso, é necessário “abrir o cabelo” de forma a deixar o couro cabeludo exposto para aplicar as esponjas. O cabelo não conduz corrente, a esponja precisa encostar no couro cabeludo.
Veja mais informações sobre os acessórios no seguinte link:
3 – Mensagem de “Conexão falha!”:
Isso significa que o aparelho não está detectando nenhuma conexão com o paciente, nesse caso verifique os seguintes itens:
a – Conexão dos cabos ao paciente: O microestim sempre apresentará a mensagem de “conexão falha!” ao ligar o equipamento sem os acessórios conectados.
Conecte o cabo com os eletrodos corretamente no paciente, lembrando que as esponjas devem estar molhadas com soro fisiológico, e devem estar em contato com o couro cabeludo do paciente.
b – Cabo pino: verifique a integridade do cabo que liga o aparelho aos eletrodos, se ele estiver danificado será necessário substituir o cabo.
É possível fazer um teste encostando os pinos metálicos dos cabos para avaliar o funcionamento conforme imagem abaixo:
Ao encostar os pinos metálicos com o cabo conectado no equipamento, verifique na tela do microestim se a mensagem de erro sumiu. Se ela sumiu, significa que o cabo está funcionando. Se a mensagem de conexão falha continuar aparecendo, significa que o problema está no cabo ou no conector do aparelho.
c – Conector do aparelho: verifique o estado físico do conector do equipamento, ele deve estar conforme a seguinte imagem:
Caso uma dessas partes esteja faltando, significa que o conector do equipamento está quebrado. Nesse caso será necessário enviar o equipamento para a assistência técnica da NKL para que seja feito o reparo. Acesse o seguinte link para saber como funciona a assistência técnica da NKL:
Assistência técnica NKL – Reparos e serviços fora de garantia
Se for necessário enviar o equipamento para a assistência técnica da NKL para efetuar o reparo, você pode aproveitar também para fazer a calibração anual do Microestim: